Clínica ECCOS

é Carbono Neutro

Todas as emissões de gases de efeito estufa do ano de 2023 da Clínica ECCOS foram inventariadas através de uma parceria com a Planton.

O inventário realizado indicou que, em 2023, foram emitidas um total de 9,387 toneladas de CO2 equivalente. Os limites considerados para o inventário foram:

– Limite organizacional: está contemplado neste inventário a estrutura organizacional da Clínica ECCOS, localizada no Edifício Victória Medical – Lago Sul, Brasília – Distrito Federal. 

– Limite operacional: foram inventariadas emissões dos Escopos 2 e 3, abaixo se encontram os detalhes do que foi considerado para estas categorias. 

 

Metodologia para apurar as emissões

O inventário de carbono adota a metodologia GHG Protocol.

Essa abordagem padronizada abrange três escopos de emissões: escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à eletricidade) e escopo 3 (outras emissões indiretas, como deslocamento de funcionários).

Ao utilizar o GHG Protocol, garantimos que o inventário de carbono esteja alinhado com as melhores práticas globais, promovendo a transparência e possibilitando a tomada de decisões informadas para reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade.

Assim, as emissões da Clínica ECCOS destacou as seguintes fontes de emissão prioritárias:

  • Escopo 1

    Não foram identificadas emissões de escopo 1.

  • Escopo 2

    Energia elétrica utilizada da rede pública.

  • Escopo 3

    Emissões dos resíduos gerados, deslocamento casa-trabalho dos funcionários, emissões de energia elétrica de home office.

O inventário de emissões

Aqui você tem acesso ao inventário completo de emissões, realizado a partir dos dados levantados pela equipe da Clínica ECCOS. Nesta página, você terá uma visão completa de onde ocorreram as emissões.

Ao compreender as fontes de emissão e suas respectivas quantidades, torna-se significativamente mais acessível tomar decisões estratégicas em prol da sustentabilidade.

Compensação das emissões através de créditos de carbono

Todas as emissões apuradas foram compensadas através de créditos de carbono de validade na comunidade internacional.

Troca de Combustível RIMA em Bocaiúva

O projeto reside no distrito industrial de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, região dedicada à metalurgia, mineração, agricultura e reflorestamento. O projeto substitui combustível fóssil por biomassa renovável em uma das fábricas da Rima Industrial.
O projeto consiste na mudança do óleo combustível fóssil, que possui um elevado fator de emissão de carbono e, portanto, um elevado potencial de aquecimento global, para uma biomassa renovável (carvão fino) na planta industrial. A Rima possui 5 plantações de eucalipto e pinus num raio de 250 km abrangendo 40 mil ha onde o carvão vegetal é produzido em fornos de pirólise projetados pela equipe técnica da Rima. Esses fornos são continuamente operados e aprimorados para aumentar a eficiência e o processo.

Alguns benefícios diretos:

  • Bem-estar social: O projeto cria benefícios sociais relacionados à melhoria das condições de trabalho;
  • Bem estar econômico: O projeto aumenta as oportunidades de emprego locais através de mão de obra adicional e cria oportunidades de trabalho ao estimular a gestão sustentável das florestas existentes na região;
  • Bem-estar Ambiental: O projeto contribui para a sustentabilidade ambiental local, pois diminui o uso de óleo combustível;
  • Bem-estar tecnológico: O projeto contribui para o desenvolvimento de tecnologia e capacidade à medida que novos queimadores de fornos e especificações de controlo de processos estão a ser implementados para o novo combustível.;

Certificado de neutralização

Através do Certificado de Neutralização, temos as informações e acesso aos documentos oficiais que garantem lastreiam a neutralização das emissões de 2023 da Clínica ECCOS.

 

Entre em contato

Copyright ©2024 Planton. Todos os direitos reservados.
DEV Preciso Web