Conferência Integrare 2024
é Carbono Neutro
As emissões de carbono geradas pelo evento Conferência Integrare 2024, realizado em 29 de outubro de 2024 em São Paulo, foram compensadas através de uma parceria com a Planton. Desta forma, as emissões relacionadas, desde o consumo de energia até o deslocamento do público e staff para o local do evento, foram calculadas e compensadas através da aquisição de créditos de carbono reconhecidos internacionalmente.
Metodologia para apurar as emissões
O inventário de carbono adota a metodologia GHG Protocol.
Essa abordagem padronizada abrange três escopos de emissões: escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à eletricidade) e escopo 3 (outras emissões indiretas, como transporte).
Assim, o evento destacou a seguintes fontes de emissão prioritárias:
-
Escopo 1
Não foram identificadas emissões da utilização de gerador de energia.
-
Escopo 2
Emissões da utilização de eletricidade da rede pública.
-
Escopo 3
Emissões geradas pelos resíduos, deslocamento "last mile" do público, staff, transporte dos fornecedores e deslocamento aéreo.
Ao utilizar o GHG Protocol, garantimos que nosso inventário de carbono esteja alinhado com as melhores práticas globais, promovendo a transparência e possibilitando a tomada de decisões informadas para reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade.
O inventário de emissões
Aqui você terá acesso ao inventário completo de emissões do evento, realizado a partir dos dados levantados pela equipe organizadora do evento. Nesta página, você terá uma visão completa de onde ocorreram as emissões e poderemos, juntos, avançar para uma eficiência cada vez maior em termos de emissão.
Compensação das emissões através de créditos de carbono
Todas as emissões apuradas foram compensadas através de créditos de carbono de validade na comunidade internacional.
Projeto de energia eólica
O projeto da geração de créditos de carbono para compensação das emissões utilizado foi o “Porto do Delta Wind Power Plant CDM (MDL)”, localizado no Delta do Parnaíba, Piauí – Brasil. Este projeto é registrado na UNFCCC.
O projeto gera energia renovável por meio de 49 turbinas eólicas. Impacta diretamente em 4 ODS, com projetos de educação, e energia limpa e cuidado com as mudanças climáticas.
Certificado de neutralização
Através do Certificado de Neutralização, temos as informações e acesso aos documentos oficiais que garantem lastreiam a neutralização das emissões do evento.