Programa de gestão das
emissões do WSL Brasil 2024
Sucesso na água, na terra e no ar. O World Surf League (WSL) Brasil 2024 está gerenciando as suas emissões de gases de efeito estufa. Aqui você confere as informações completas a respeito das emissões de gases de efeito das 5 etapas do WSL Qualifying Series (QS) – Circuito Banco do Brasil. Dessa forma, vamos informar as emissões desde o deslocamento dos atletas, passando pelo consumo de energia e indo até os resíduos gerados no evento.
Metodologia para apurar as emissões
O inventário de carbono adota a metodologia GHG Protocol.
Essa abordagem padronizada abrange três escopos de emissões: escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à eletricidade) e escopo 3 (outras emissões indiretas, como transporte dos participantes e destinação dos resíduos).
Assim, o evento destacou a seguintes fontes de emissão prioritárias:
-
Escopo 1
emissões de uso de geradores de energia
-
Escopo 2
energia elétrica utilizada da rede pública
-
Escopo 3
emissões através dos resíduos que não puderem ser aproveitados em reciclagem, transporte dos fornecedores do evento e deslocamento dos atletas e staff (aéreo e terrestre)
Ao utilizar o GHG Protocol, garantimos que nosso inventário de carbono esteja alinhado com as melhores práticas globais, promovendo a transparência e facilitando a tomada de decisões.
O inventário de emissões
Aqui você tem acesso ao inventário completo de emissões, realizado a partir dos dados levantados pela equipe do WSL. Nesta página, você terá uma visão completa de onde ocorreram as emissões e poderemos, juntos, avançar para uma eficiência cada vez maior nas emissões.
Compensação das emissões através de créditos de carbono
As emissões estão sendo contabilizadas para uma posterior ação de mitigação e compensação. Em breve compartilharemos maiores informações sobre esta ação.